A organização da prova esteve a cargo da coordenação do desporto escolar da EBI de Eixo, fazendo parte das atividades de final de período deste Agrupamento de Escolas. Segundo Sara Ratola, professora e coordenadora da atividade, “o local da prova é fantástico e não podia ser mais adequado, proporcionando a todos uma experiência fantástica”. De facto, a Quinta de S. Francisco tem sido escolhida devido à proximidade da sede do Agrupamento, mas sobretudo por dispor de excelentes percursos de terra batida, com diferente altimetria, pelas condições de segurança de que dispõe e pela paisagem natural deslumbrante, ideais para a prática desta modalidade.
Ao todo estiveram presentes cerca de 400 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, junto com os respetivos professores, funcionários e alguns encarregados de educação que se deslocaram ao local para apoiar os seus educandos nesta experiência (para muitos pela primeira vez). Em prova estiveram 160 inscritos distribuídos pelos escalões de infantis A e B, iniciados e juvenis.
Para além do apoio dado pelo RAIZ - Instituto De Investigação Da Floresta e Papel, a prova contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol e dos Bombeiros Novos de Aveiro que garantiram que a prova decorresse sem incidentes de maior. No final, todos os intervenientes, quer alunos, quer professores estavam bastante satisfeitos, agradecendo a forma como foram recebidos e acompanhados ao longo de toda a preparação da atividade e no decorrer da prova.
Parabéns à organização e a todos os vencedores, que irão agora representar o seu agrupamento no Corta-Mato CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar), a realizar em Vagos, no dia 30 de janeiro de 2019. Devido às condições excepcionais que a Quinta apresenta, o Agrupamento de Escolas de Eixo manifestou interesse em continuar a realizar aqui a prova, ficando também no ar a ideia de no futuro trazer a este espaço, uma prova de corta-mato CLDE, que envolve muitos dos agrupamentos do distrito. As fotografias ilustram a boa disposição, bem como as condições privilegiadas que a Quinta de S. Francisco dispõe para realização deste tipo de iniciativas.